segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dia 6 de fevereiro - SÃO PAULO MIKI e COMPANHEIROS

São Francisco Xavier lançou a semente do cristianismo no Japão, entre 1549 e 1551. Essa semente frutificou tranto que algumas décadas depois já havia pelo menos trezentos mil cristãos. Este trabalho árduo foi conseguido com a boa prestação de catequistas locais, corajosos, que continuaram a obra iniciada por São Francisco Xavier. Entre estes, destacam-se Paulo Miki e os seus jovens companheiros.
Paulo Miki nasceu em 1564, em Kyoto, no Japão. Filho de pais ricos, foi batizado e foi educado no colégio jesuíta de Anziquiama. Paulo sentiu que devia fazer parte da Companhia de Jesus e, assim aconteceu. Não pôde ser ordenado na altura devida, por não haver um bispo na região, mas tornou-se um eloquente orador e pregador. Converteu muita gente na sua pátria, cativando com a sua humildade e paciência.
O imperador Toyotomi Hideyoshi era simpatizante do cristianismo mas, sem se esperar, voltou-se contra aqueles que antes apoiava. E passou a perseguir todos os cristãos, inclusivé missionários franciscanos que antes tinham sido tão bem recebidos por ele.
Expulsou os católicos do país mas alguns não saíram. Não se fez esperar a represália: foram presos. Entre estes presos estava Paulo Miki e alguns companheiros.
Eram vinte e sete os cristãos que sofreram humilhações e torturas públicas, foram alvo de violência e zombaria pelos sítios onde passavam, a caminho do local de execução da pena de morte por crucificação. Paulo e os seus companheiros (alguns muito jovens, comonze, treze e catorze anos), enfrentaram a pena de morte com muita coragem.
O local onde foram martirizados, em 1597, ficou conhecido como Monte dos Mártires.
Paulo Miki e os seus companheiros foram canonizados pelo Papa Pio IX, em 1862.
Mesmo sem padres, os cristãos continuaram a encontrar-se e a viver a sua fé. Quando o Japão voltou a aceitar europeus no seu país, missionários foram ao encontro daquelas comunidades clandestinas que os aguardavam.


Oração:

Bendito seja Deus, que concedeu a São Paulo Miki e companheiros o grande dom da firmeza apostólica. Concedei-me ser sempre um entusiasta apóstolo de Vossos caminhos. Por Cristo Jesus. Ámen.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário