quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Dia 22 de Fevereiro - SANTA MARGARIDA DE CORTONA







Margarida nasceu em 1247, em Alviano, Itália.
Ficou órfã de mãe muito nova, o pai casou-se de novo e Margarida sofreu um bocado nas mãos da madrasta. Como não tinha apoio familiar, deixou-se levar por uma vida pouco própria.
Durante a sua juventude esteve voltada para os prazeres mundanos e diversões irresponsáveis. Tornou-se amante de um nobre muito rico e isso permitiu-lhe poder gozar tudo o que o dinheiro pagava.
O homem com quem vivia foi um dia de visita a terrenos que possuía e foi assassinado. Misteriosamente, Margarida descobriu o corpo alguns dias depois, sendo arrastada para lá pela cadelinha de estimação do homem e que o acompanhara na viagem.
Esse momento foi marcante na sua vida, questionou-se sobre a sua vida, arrependeu-se da sua conduta e voltou a casa do pai, onde pretendia passar o resto da sua vida em penitência.
Para mostrar a todos o seu arrependimento, foi assistir à missa com uma corda amarrada ao pescoço e pediu desculpa a todos pela sua conduta imprópria. Essa sua atitude de humildade fez com que a madrasta ficasse com inveja e até conseguiu que Margarida fosse expulsa da paróquia.
Isso abalou-a muito e em momentos chegou a vacilar sobre a sua decisão, chegando a pensar voltar à vida antiga. Mas conseguiu ultrapassar essa fraqueza e procurou os franciscanos de Cortona onde foi aceite na Ordem Terceira.
Teria de passar três anos de provações e ela fê-lo com zelo.
Com vinte e três anos, Margarida de Cortona, teve várias experiências de religiosidade que foram comprovadas pelos seus orientadores espirituais franciscanos. Foi visitada pelo anjo da guarda , revelações e mesmo aparições de Jesus, com quem conversava em orações contemplativas.
Apercebeu-se de que o seu fim estava próximo e partiu serenamente para a eterna morada em 22 de fevereiro de 1297. Foi canonizada pelo Papa Bento XIII em 1728.




Oração:


Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de Santa margarida de Cortona, a quem destes perseverar na imitação de Cristo, pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em Vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário