quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Dia 16 de fevereiro - SANTO ONÉSIMO, discípulo de São Paulo






Onésimo viveu nos séculos I e II. Era escravo e o seu dono era Filémon, um homem importante. Viveu na Frígia, atual Turquia.


Filémon, sua mulher e filho, ouvindo uma pregação do apóstolo Paulo, converteram-se à tocante palavra de Cristo e foram batizados.


Onésimo roubou dinheiro ao amo e, com medo das consequências, fugiu para Roma. Aí deve ter cometido mais alguma infração e foi preso. Na prisão encontrou-se com São Paulo, que estava preso mais uma vez. Ouvindo a palavra de Paulo, Onésimo converteu-se e confessou os seus pecados e arrependeu-se deles. O apóstolo perdoou-o, batizou-o e mandou-o de volta a casa de Filémon com uma carta em que se oferecia para pagar o que Onésimo tinha roubado, se ele não o perdoasse e assegurava a Filémon que ele estava mudado e pedia-lhe que o recebesse como se fosse ele próprio.


Filémon perdoou Onésimo e deixou-o trabalhar na conversão de muitas almas.


Onésimo tornou-se um seguidor de São Paulo e, mais tarde, foi nomeado  bispo de Éfeso. Trabalhou também com o Apóstolo João. A sua fama espalhou-se por todo o lado. O fim da sua vida foi triste, este mártir foi preso e levado para Roma, no ano 109, onde morreu apedrejado.









Sem comentários:

Enviar um comentário