sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia 14 de fevereiro - SÃO VALENTIM

São Valentim é um mártir cristão que viveu no século III, em Roma.
Valentim era sacerdote no tempo do imperador Cláudio II, o Gótico, que tinha como principal missão a assistência às vítimas das perseguições do imperador .
O Império enfrentava muitos problemas e muitas batalhas perdidas. O imperador proibira os casamentos, porque acreditava que os rapazes solteiros eram mais valentes e melhores soldados. Valentim opôs-se a esta decisão, que considerava injusta, e concedia bênçãos matrimoniais a jovens noivos, clandestinamente.
Quando o imperador soube disto, mandou prender o sacerdote e interrogou-o publicamente. As respostas de Valentim surpreenderam o imperador que elogiou as suas palavras e até recomendou que o escutassem. Ficou em prisão domicilar, na residência do prefeito romano, casa onde todos eram pagãos.
O prefeito tinha uma filha cega e Valentim disse aos familiares que rezaria por ela, para que Jesus Cristo a curasse. E, alguns dias depois, a jovem estava curada e a família de pagãos convertida. Valentim, por causa da proeza, foi condeando à morte.
Diz a lenda que Valentim, após curar a jovem, se teria apaixonado por ela, mas preferiu o seu ministério de sacerdote ao de namorado. Antes de morrer terá escrito uma carta à jovem e entregou-a ao pai. Assinou "do seu Valentim" e, aqui nasce a primeira missiva do dia dos namorados. No dia 14 de fevereiro de 286, foi levado para a chamada Via Flaminia, onde foi morto à paulada e depois decapitado.
Em 346 foi encontrada a sepultura de Valentim, numa capela subterrânea da Via Flaminia.
O mártir Valentim, tornou-se santo porque morreu pelo seu testemunho como sacerdote. A Igreja considera-o padroeiro dos namorados por ter defendido com a vida o Sacramento do Matrimónio.

Padroeiro dos enamorados.

Oração:
 
Meu grande amigo São Valentim, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida e para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões e os desencantos. Faz que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e reponsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida com as disposições de quem recebe de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que o meu trabalho seja feliz e espalhe felicidade sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Qua a minha obra espalhe pelo mundo harmonia, paz e amor. Ámen.

 
 
 

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário