quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dia 11 de fevereiro - NOSSA SENHORA DE LOURDES



No dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, em França, três amigas saíram de suas casas para apanhar lenha na mata que ficava próxima, nas margens do rio Gave. Eram elas, Bernardette Soubirous, de 14 anos, sua irmã, Marie Toinette, de 11 anos e a amiga Jeanne Abadie, de 12 anos.
O tempo estava nublado e fazia frio e as meninas tinham de atravessar  um riacho para chegarem ao  penhasco rochoso de Massabielle. Bernardette, que sofria de asma, para na margem enquanto as outras duas atravessam para o outro lado. Nisto, Bernardette ouve um sussurro nas árvores que desperta a sua atenção. Olha e vê na cavidade da rocha uma "Senhora" jovem e muito bonita, vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas na mão, que lhe sorri e a chama carinhosamente.
As duas começam a rezar, juntas, e pouco depois, Maria desapareceu.
Durante cinco meses, Nossa Senhora apareceu às meninas, marcando sempre a data e a hora.
A notícia espalhou-se e muitas pessoas começaram a ir à gruta para verem Nossa Senhora de Lourdes, mas só as crianças a viam. Isso gerou muita confusão e descrédito e a pequena Bernardette chegou a ser vítima de agressões e zombarias por parte da população.
O próprio governo francês se envolveu e interditou a aproximação da gruta.
A Senhora, numa das últimas aparições,  disse a Bernardette que em determinado dia e hora fosse à gruta e começasse a cavar com as mãos. Ela assim fez e nesse local começou a brotar água e nunca mais parou. Todos sabiam que aquele era um local seco, onde nunca houvera uma nascente.
As pessoas souberam da fonte e começaram a aparecer na gruta e as curas começaram a acontecer. Pessoas com enfermidades físicas, paraplégicas, doenças incuráveis, começaram a curar-se. Estas curas foram confirmadas por médicos e cientistas. E as curas continuaram a acontecer até aos dias de hoje. Em Lourdes há sempre uma comissão de  médicos que atesta se as curas são milagres ou não.
Nossa Senhora disse a Bernardette que pedisse ao sacerdote que mandasse erigir ali uma capela. O pároco disse-lhe que perguntasse à Senhora quem ela era. E a resposta foi "Eu sou a Imaculada Conceição". O pároco acreditou.
Lourdes tornou-se o centro para o qual são atraídas pessoas doentes de corpo e alma e que buscam a serenidade.
Depois da última aparição da Imaculada Conceição, Bernardette entrou para a congregação das Irmãs da Caridade de Nevers. Tinha vinte e dois anos e morreu com trinta e quatro.
O Papa Pio IX, quatro anos antes, em Roma, já tinha afirmado que a aparição era a Imaculada Conceição.
Em 1876 foi construída a Basílica de Lourdes, no local onda Maria tinha aparecido. Este local recebe anualmente milhões de peregrinos do mundo inteiro.
Bernardette foi canonizada pelo Papa Pio XI, no dia 8 de dezembro de 1933.
Nossa Senhora de Lourdes deixou uma mensagem de conversão e penitência, pediu insistentemente que aqueles que estão afastados de Deus voltem para Ele.


Oração:


Ó Virgem Puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernardette no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala, e nós falamos com Ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz de alma, que nos ajudam a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Ámen.



 

1 comentário:

  1. Adorei. Já fiz muitas orações. Sou crente em Anjos, como sabes. Parabéns e beijinhos

    ResponderEliminar