segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dia 31 de janeiro - SÃO JOÃO BOSCO

João Melquior Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, perto de Castelnuovo, na diocese de Turim, em Itália. A família era de camponeses, humildes, que professavam a fé cristã.
Com apenas dois anos de idade, ficou órfão de pai. Foi criado pela mãe e pelos irmãos, recebeu uma boa formação humana e  religiosa, mas foi só o básico, pois a família precisava da sua ajuda nas lides do campo. Sofreu muitas privações nos primeiros anos da sua existência.
Aos nove anos de idade, o menino teve um sonho que o marcaria para sempre. Nossa Senhora conduzia-o até de um grupo de rapazes desordeiros que costumavam maltratá-lo. E disse-lhe que não era com pancadas, mas sim com amor que se tratavam as pessoas, que se tornasse forte e robusto pois mais tarde compreenderia o que tinha de fazer. Este e outros sonhos proféticos fizeram parte da sua vida, mas só mais tarde se vieram a realizar.
Também sonhou tornar-se padre, esse sonho concretizou-se aos vinte e seis anos de idade.
Viveu na época da revolução industrial e aí encontrou muito com que trabalhar. Era um homem sensível, caridoso com os jovens, estava atento à realidade de tantos jovens que não tinham pão nem apoio espiritual. São João Bosco foi a luz que surgiu na vida de muita gente, ele não só lhes alimentou o corpo como tratou da sua educação religiosa e, ainda lhes proporcionou aprenderem uma profissão para terem um emprego e vida dignos.
Era grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, o que norteou sempre o seu trabalho e a sua oração. Para os jovens, ele foi um pai, um mestre, um modelo.
Fundou a Congregação dos Salesianos, dedicada à proteção de São Francisco de Sales. Criou o Oratório Dom Bosco, criou internatos-escola e escolas profissionais, para dar uma oportunidade àqueles que não a tinham tido. A sua obra estendeu-se até à América Latina.
Nunca esqueceu o seu sonho de menino e insistia que não era ele que fazia as coisas, mas sim Nossa Senhora.
Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.
Morreu no dia 31 de janeiro de 1888.Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1034.

Padroeiro dos alunos, dos jovens e também é um dos padroeiros da capital federal do Brasil, Brasília.

Pensamentos e frases de Dom Bosco:

"Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas."

"Se fizermos o bem, encontraremos o bem nesta vida e na outra."

"O demónio tem medo de pessoas alegres."

"Procura fazer-te amar, mais do que fazer-te temer."

"Ganhai o coração dos jovens por meio do amor."

Oração:

Ó Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nosso guia para encontrar o bem da nossa salvação e da do próximo. Ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humanos, ensinai-nos a amar Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e pedi a Deus para nós uma santa morte, para que possamos, um dia, acharmo-nos juntos no Céu.
Assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário