quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dia 18 de fevereiro - SÂO SIMEÃO, bispo de Jerusalém




Este santo era irmão de Tiago Menor, um dos doze apóstolo de Jesus, e os dois irmãos eram também primos do Senhor. Era filho de Cléofas.
 
Diz-se que foi um persistente denunciador das torturas sofridas pelo irmão, que foi massacrado pelos judeus. Sucedeu-lhe no cargo de bispo de Jerusalém, cargo que exerceu durante quarenta anos. Quando a cidade enfrentou uma revolta, no ano 66, avisado por intercessão divina, Simeão levou os cristãos para o outro lado do Rio Jordão até que tudo terminasse. Puderam então depois dar continuidade ao trabalho de espalhar a mensagem divina por todo o lado, facto que foi facilitado pela predisposição dos judeus sobreviventes a refletirem sobre a mensagem deixada por Jesus.
Diz-se que Simeão terá vivido mais de cem anos. Durante o governo de Trajano, foi preso, torturado e pregado numa cruz, como seu primo Jesus Cristo. Morreu em 107, com cento e vinte anos e viveu o suficiente para assitir ao cumprimento da profecia de Jesus sobre a trágica destruição de Jerusalém, no ano 70.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário