sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Dia 4 de fevereiro - SÃO JOÃO DE BRITO

Nasceu em Lisboa, no ano de 1647, dia 1 de março. Era filho de Salvador Pereira de Brito e de D. Brites Pereira.
Foi educado entre os pajens do rei D. João e sempre se distinguiu pela simplicidade do seu trato e pela delicadeza de consciência.  Em 1640, seu pai foi enviado por D. João IV para ser governador do Brasil, sua mãe e irmãos ficaram na corte.
Tinha uma saúde frágil e os médicos chegaram a perder a esperança, mas a mãe, socorreu-se da oração, e pediu a Deus a cura do filho. Fez também uma promessa a São Francisco Xavier e, miraculosamente, o jovem recuperou a saúde.
A promessa consistia em passar um ano com uma batina vestida e, durante este tempo, a vocação surgiu. Com apenas quinze anos entrou para a Companhia de Jesus.
Foi ordenado sacerdote em 1673 e partiu para a Índia a evengelizar. Andou por Goa e pelo sul da Índia, onde deixou a sua marca de grande apóstolo, fez-se pequenino e, assim, a sua mensagem chegou longe. Batizou e evengelizou os povos de Maravá, mas no regresso, ele e outros catequistas foram presos por soldados pagãos que perseguiam cristãos.
Foi condenado pela sua fé e instigado a renunciar a ela. Ele preferia morrer a renegar a sua fé. Mas, um príncipe que ouvira falar da sua doutrina e das mudanças que se operavam naqueles que a seguiam, achou a sua doutrina justa e santa e mandou libertá-lo.
Voltou a Portugal embora o seu coração tivesse ficado na Índia. Demorou-se algum tempo por cá, dando testemunho do seu trabalho, mas a vontade de voltar à Índia sobrepôs-se à sua segurança.
Continuou o seu trabalho de evangelização e conversão. O rei, incomodado com a sua diligência e persistência,  mandou prendê-lo e mandou inflingir-lhe muitos maus tratos que culminaram com a sua morte, degolado,,em 1693. O tronco e a cabeça ficram expostos em praça pública, para que todos vissem.
Os seus restos mortais foram depositadas na igreja do Colégio dos Jesuítas, em Goa, onde estava também o corpo de São Francisco Xavier.
São João de Brito foi canonizado pelo papa Pio XII, em 27 de junho de 1947.

Oração:

Senhor, que fortalecestes com invencível constância o mártir São João de Brito, para pregar a fé entre os povos da Índia, concedei-nos, por seus méritos e intercessão que, celebrando a memória do seu triunfo, imitemos os exemplos da sua fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário