sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dia 19 de fevereiro - SÃO GABINO





Este santo nasceu na Dalmácia (hoje Bósnia), no século III. A sua família pertencia à nobreza romana cristã.
Adulto, foi para Roma para se aproximar mais da Igreja, apesar de saber que os cristãos em Roma eram perseguidos.
Tornou-se senador e casou-se. A esposa morreu e Gabino decidiu ser padre. Transformou a sua casa numa igreja. Consagrou a sua filha, Suzana, a Deus e cuidou dela e orientou-a com a ajuda do seu irmão, Caio, que já era padre.
Apesar de ser uma época de perseguições, juntos faziam umbelíssimo trabalho de conversão, de paz, ministrando a comunhão e celebrando a santa missa.
Gabino era aparentado do imperador Diocleciano. Este intentou que Suzana fosse sua e enviou emissários para a convencer. A jovem não aceitou, quis manter-se fiel a Cristo.Esta decisão era apoiada pelo pai, Gabino, e pelo tio, Caio que, em 283 tinha sido eleito papa.
O imperador ficou furioso e decretou a maior perseguição de cristãos até então registada.
De nada valeu a proximidade familiar com o imperador, pois todos tiveram um fim trágico.
Quando esta perseguição começou, Gabino não se poupou a esforços para consolar todos os que podia. Andava de casa em casa, de templo em templo, animando e preparando os cristãos para o que se aproximava.
Foi, finalmente, preso com a sua filha. Gabino foi torturado, julgado e como se manteve fiel ao seu Deus, foi decapitado em 19 de fevereiro de 296. O tempo que antecedeu a sua morte foi passado numa cela sem luz, onde passou fome, sede e frio.
Deixou a sua marca, como um símbolo de fé e do cristianismo. No século V, a sua antiga casa foi transformada numa grande basílica. Em 738, o seu culto foi confirmado quando o seus restos mortais foram trasladados para a cripta do altar principal da basílica, onde repousa ao lado da filha.
O grande artista e arquiteto Bernini, foi o responsável pela reforma da basílica, no século XV, e é ainda hoje uma das mais belas da cidade do Vaticano.

Sem comentários:

Enviar um comentário