quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Dia 15 de fevereiro - SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE

Cláudio nasceu no dia 2 de fevereiro de 1641, perto de Lyon, em França. Os pais faziam parte da nobreza e, desde muito cedo, entenderam que Cláudio deveria seguir a vida religiosa.
Apesar de não ser essa a vida que queria para si, entrou para a Companhia de Jesus onde aprofundou os estudos, acabando por se deixar influenciar pela filosofia dos jesuítas.
De Lyon vai para Avignon e depois para Paris, e é ordenado sacerdote. Em 1675 vai dirigir a pequena comunidade de Parai-le-Monial, ao serviço dos jesuítas.
A sua nomeação como confessor do mosteiro da Visitação, pô-lo em contacto com a irmã Margarida Maria Alacoque. A irmã Margarida tinha vinte e oito anos e era muito doente. Era devota e venerava o Sagrado Coração de Jesus e influenciava quem dela se abeirava e também influenciou o Sacerdote Cláudio.
Em 1674, Cláudio de la Colombière é enviado para Londres como capelão de D. Maria Beatriz D'Este, mulher de Carlos II, futuro rei de Inglaterra. As celebrações que fazia, eram frequentadas por um pequeno grupo de cristãos, que ansiava pelos seus conselhos, pois a igreja inglesa perseguia os católicos.
Outro desafio na sua vida foi ter sido enviado como missionário às colónias inglesas na América. Alguns meses após a sua chegada é preso e acusado de querer restaurar a Igreja Católica naqueles locais. Salva-o da morte a proteção que tinha do rei de França.
Regressa à pátria em 1681, já muito doente. Recebeu uma mensagem de Margarida Alacoque que dizia: "O Senhor disse-me que a sua vida findará aqui." Três dias depois, a 15 de fevereiro de 1683, Cláudio de la Colombière, parte para a glória. O seu corpo ficou sepultado na Companhia de Jesus.
É beatificado pelo Papa Pio IX, em 1929, e proclamado Santo Cláudio de la Colombière, em 1992, pelo Papa João Paulo II.


Sem comentários:

Enviar um comentário