segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dia 5 de fevereiro - SANTA ÁGUEDA (ÁGATA)


Santa Águeda nasceu no século III (por volta do ano 230), na Catânia, Sicília, numa família muito conhecida.
Desde muito cedo que a bela jovem sentiu um chamamento de Deus para que Lhe consagrasse a sua vida, mantendo-se pura e casta.
Viveu a sua vida corajosamente, num tempo em que os cristãos eram perseguidos pelo imperador, não se deixou atemorizar pelas dificuldades e deu sempre testemunho da sua fé.
A promessa de seguir Deus, custou-lhe a vida, pois o governador da Sicília interessou-se pela jovem e pediu-a em casamento. Águeda recusou o convite. O governador levou-a a tribunal e foi condenada a viver com uma mulher de vida duvidosa para ver se a prevertiam e a desviavam de Deus. Como isso não aconteceu, perdeu a sua vida pela mão de carrascos que a mataram por ser cristã. Sofreu martírios, foi esbofeteada, chicoteada, colocada sobre chapas em brasa e, depois de tudo isto, novamente  deu entrada na prisão.
Neste retorno, Águeda viu o Apóstolo São Pedro, o que lhe deu forças para não fraquejar. Os carrascos não gostaram de ver a jovem firme na sua fé. Novas torturas lhe inflingiram, desconjuntaram-lhe os ossos, dilacerando-se-lhe os seios, foi arrastada sobre cacos de vidro e carvões em brasa. Foi novamente reconduzida à sua cela da prisão e morreu enquanto rezava, pedindo ao Senhor que parasse a erupção do vulcão Etna, que começara a lançar fogo na hora do seu martírio.Quando ela expirou, a erupção passou. Isto aconteceu em 251.
Ainda hoje, quando o vulcão os ameaça, os italianos ínvocam Santa Águeda para que os proteja dos perigos do incêndio.
Mantém-se até aos nossos dias como uma santa muito conhecida e amada em Itália.

Padroeira dos bombeiros.

Oração:

Concedei-nos, Senhor, o amor constante ao Vosso Nome e a graça da perseverança nas coisas do alto, durante toda a nossa vida. E pela intercessão de Santa Águeda, dai-nos Senhor Omnipotente, a graça que humildemente Vos pedimos (dizer a graça). Por Cristo Nosso Senhor. Àmen. Santa Águeda, rogai por nós!

 


   

Sem comentários:

Enviar um comentário