terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dia 9 de fevereiro - SANTA APOLÓNIA

Esta santa viveu no tempo do império romano, e nasceu por volta do ano 200. Apolónia era filha de um rico magistrado de Alexandria, importante cidade do Egito, que estava sob o domínio do imperador romano. A sua história foi contada pelo Bispo de Alexandria, São Dionísio, em cartas que enviou ao Bispo Fábio de Antioquia.
Era o tempo do imperador Décio, feroz perseguidor dos cristãos. Na sétima investida que o imperador fez contra os cristãos, Apolónia foi capturada. Como era hábito,  foi instigada a renunciar à sua fé e a prestar culto aos deuses romanos. Apolónia manteve-se firme na sua fé e, com uma coragem impressionante, negou-se a obedecer às vontades dos romanos. Em praça pública, para que todos assistissem, ela foi submetida a terríveis torturas.
Uma das torturas a que foi submetida, foi arrancarem-lhe os dentes com pedras afiadas. Mesmo com horríveis dores, não renunciou à sua fé em Jesus Cristo. A sua postura firme afrontou os carrascos que lhe quebraram a face com pancadas. Depois, foi condenada a morrer na fogueira. Mesmo amarrada, deu testemunho da sua fé, lançando-se ela própria na fogueira em que morreria, dizendo que preferia morrer a renunciar a Jesus Cristo. Muitos dos que ali se encontravam, se converteram. Morreu no ano 249.
Após a sua morte, os dentes foram recolhidos e levados para vários mosteiros. No Mosteiro de Santa Apolónia, em Florença, estão um dente e um pedaço da sua mandíbula.
Santa Apolónia foi canonizada no ano 300 e o seu culto é conhecido e divulgado na Europa, especialmente na Alemanha, na França e na Itália.

Padroeira da Odontologia, dos dentistas e dos que sofrem dos dentes.

Oração:

Ó bom Deus, rogamos para que a intercessão da gloriosa mártir de Alexandria, Santa Apolónia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca. Lembrai-Vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas. Afastai, se possível, a amargura das dores de dentes. Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas, para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de Vós emana, e nos seja dado usufruir do Vosso reino. Santa Apolónia, intercedei por nós junto de Deus. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário